O texto abaixo foi retirado de uma mensagem do Alexandre Bernardes para a lista "Anti-hacker".

E coloco aqui com sua autorização.

 

      " 1) Você está em sua casa, dormindo. Um ladrão entra no seu prédio e tenta abrir sua porta. Não consegue, pois ela está trancada.

      2) Outro dia. Você, desta vez, está tomando banho. Um ladrão entra novamente no seu prédio e tenta abrir portas de vários apartamentos. Nisso, aleatoriamente, ele escolhe o seu, tenta abrir e... consegue.

     3) Um ladrão tenta abrir várias portas e, ao chegar no seu apartamento, dá de frente com um porteiro, que pergunta seu nome, o que quer fazer, etc. Você, então, recebe o comunicado.

     Gostaram do texto? :-)

        O exemplo 1 é uma situação igual quando você não usa firewalls mas também não tem trojans.

        O 2 é quando você não usa firewalls e tem trojans instalados.

        O 3 é um exemplo de quando você usa firewalls, um "porteiro virtual". Mesmo a porta estando sem chave (o que indicaria que você está infectado com trojans), o porteiro interrogaria o ladrão (hacker) pra ter as informações necessárias. Se o ladrão for conhecido, ele automaticamente não permitirá o acesso. Caso não conheça, ele pedirá sua autorização. Se for algum conhecido seu, você deixará entrar. Se não for, não deixará. "

 

Bom texto que explica sobre a utilidade do firewall de forma simples. Faltou falar dos outros tipos de proteção que alguns firewall fornecem como ataques DoS(onde o ladrão não invade nada apenas joga pedra nas janelas :-) ).

Obrigado Alexandre!

 

 

Ajude a manter este site. Clique aqui!

 

Sistema BBE - Clique Aqui!
Sistema BBE - Divulgação gratuita de sites